O exercício fisíco é o primeiro requisito para a felicidade. Para conquistar a felicidade é preciso ter pleno domínio do seu corpo. Se aos 30 você está fora de forma você é velho. Mas se você é flexível e forte, você é novo. Joseph H. Pilates

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Pilates: movimento para nossa saúde articular


A base de nossa estrutura corporal são nossos ossos e o que permite a execução de movimentos são as conexões entre eles. As regiões aonde dois ossos se conectam são chamadas juntas ou articulações. Essas regiões de contato são envolvidas por uma cápsula articular e ligamentos que as mantém coesas. Os ligamentos e a forma da articulação decidem qual será seu potencial de mobilidade.
A extremidade dos ossos é recoberta por cartilagem, um material lubrificado resistente à pressão. Entre essas superfícies que se conectam forma-se a cápsula que é internamente banhada pelo líquido sinovial. A cartilagem e a sinóvia garantem que o deslizamento entre os ossos seja praticamente livre de atrito.
Quando sentimos nossas articulações rígidas geralmente não é devido propriamente ao seu estado, mas à rigidez  ou  encurtamento de nossos músculos.
As articulações podem perder sua flexibilidade por decorrência de doenças, como o reumatismo ou a artrite. E nestes casos, o Pilates pode ajudar não só proporcionando alívio, como excelente coadjuvante no tratamento preventivo.
É importante utiliza várias possibilidades de movimento procurando explorar situações que não são comuns no nosso cotidiano, fazendo uso de grandes amplitudes de movimento.
Por isso a importância de incluirmos em nossa rotina as atividades físicas para que alimentemos nosso corpo também com "movimento". A prática de Pilates é perfeita para isso, com movimentos suaves, porém profundos, respeitando o limite de cada indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário