O exercício fisíco é o primeiro requisito para a felicidade. Para conquistar a felicidade é preciso ter pleno domínio do seu corpo. Se aos 30 você está fora de forma você é velho. Mas se você é flexível e forte, você é novo. Joseph H. Pilates

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Pilates e a Hérnia de Disco

 
A hérnia de disco é uma patologia da coluna vertebral relacionada ao deslocamento da parte interna do disco intervertebral para fora de seu lugar. Entre as vértebras temos os discos intervertebrais, cartilagens fibrosas que acompanham o formato das vértebras e tem a função de amortecer impactos, amenizar atritos e permitir maior mobilidade entre as vértebras. Devido à força da gravidade, tensão do dia-a-dia, vícios e desvios posturais, envelhecimento ou tipo de movimento realizado pelo indivíduo, o espaço entre essas vértebras diminui e o disco é pressionado e até desgastado. Quando este desgaste é muito grande pode ocorrer uma ruptura no anel, a parte externa do disco, deslocando o núcleo discal para fora. Geralmente esse fragmento do disco que escapa comprime alguma(s) raíz(es) do nervo ciático, causando dor em uma das pernas, dores musculares, pela compensação postural e formigamntos nos braços também pode ocorrer. 
Em muitos casos de comprometimento intenso da raiz nervosa, é indicado a cirurgia. Em outros, o tratamento da hérnia de disco pode ser através de mdicamentos que reduzem a dor e a inflamação e fisioterapia. Entretanto, muitos médicos vem indicando a prática de Pilates como parte do tratamento devido aos excelentes resultados que o método vem proporcionando a este público também.
O Pilates promove a estabilização da hérnia de disco, possibilitando uma vida saudável e sem dor. O método se fundamenta, nas forças centrais do corpo - (Cinturão ou Casa de Força - que inclui a musculatura abdominal, o complexo lombar pélvico, u, entre outros) esses grupos musculares centrais vão absorver grande parte do impacto, estabilizando sobretudo as articulações da coluna. Além de restabelecer os espaços intervertebrais através do fortalecimento e alongamento dos grupos musculares não só do complexo da cas de força mas também os músculos de todo o corpo, resultando em uma maior proteção dos discos intervertebrais e alinhamento da postura adequada. Desta forma, os sintomas que tanto incomodam tem uma melhora significativa, possibilitando as práticas das atividades da vida diária e profissional de forma satisfatória e segura.

Surfe e Pilates na mesma onda



É cada vez maior o número de surfistas que recorrem ao Pilates para tratar dores nas costas, trabalhar o equilíbrio e a flexibilidade. A técnica permite ainda o fortalecimento da coluna, dos braços e das pernas.

De acordo com estudos, de cada 100 surfistas, 30 sofrem de dores na coluna cervical e lombar. A remada exige que o praticante desse esporte mantenha-se por muito tempo em uma posição que contrai e força a região lombar, causando dor. Foi justamente essa queixa que levou o estudante e surfista Rodrigo Bertrand, de 21 anos, a procurar o Pilates. "Já fiz RPG e fisioterapia, mas não consegui me livrar das dores nas costas. Ouvi falar sobre os benefícios específicos do Pilates para os surfistas e decidi testar o método. Em dois meses de aula, não sinto mais dores nas costas", relata Rodrigo, que notou também melhora na flexibilidade e na resistência dentro da água.

O surf é um esporte onde a coluna é muito exigida, devido às manobras que prejudicam a biomecânica da coluna vertebral. Além de tratar e prevenir dores na coluna, o pilates também trabalha o equilíbrio e a resistência dos praticantes.

"Além de melhorar consideravelmente o meu equilíbrio, o Pilates me proporcionou mais flexibilidade e força muscular. Sem contar que estou mais calmo e consciente em cima da prancha", completa o estudante Rodrigo Bertrand que surfa há 11 anos e há mais de 2 anos se dedica ao Pilates.

fonte: www.clicksurf.com.br

quinta-feira, 30 de julho de 2009

5 Bons motivos para vc começar a praticar pilates



  1. Uma maneira ideal de relaxar e combater o estresse: Pilates é uma forma suave de exercício que cria uma conexão mente e corpo. E quanto melhor você entende o seu corpo e como ele funciona, mais fácil será para você relaxar e combater o stress da vida moderna.
  2. Melhora seu equilíbrio e coordenação: Pilates melhora seu equilíbrio e coordenação pelo reequilíbrio muscular, organizando a distribuição das forças que o corpo recebe na postura em pé ou sentada. Um melhor equilíbrio e coordenação significam menos lesões. Por esse motivo pilates é preferência entre atletas, bailarinos e esportistas em geral.
  3. Aumento da força e resistência muscular, sem hipertrofia: Porque se concentra no desenvolvimento músculos localizados nas regiões pélvica e abdominal, bem como nas costas visando um trabalho global, ou seja, com pequenas repetições todo seus músculos são ativados durante um exercício.
  4. Uma boa noite de sono: Dormir bem é fundamental para a qualidade de vida. A prática de Pilates pode ajudar alongando os músculos, liberando tensões e diminuindo dores, promovendo o relaxamento do corpo o que desencadeia o sono.
  5. Boa forma física sem sofrimento: Pilates trabalha o fortalecimento muscular de dentro para fora, com pouca séries e repetições, com uma grande variedade de exercícios, evitando a fadiga muscular que leva as dores no dia seguinte.

Quais os benefícios do Pilates?


  • Aumenta a resistência física e mental;
  • Alongamento e maior controle corporal;
  • Correção postural;
  • Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
  • Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
  • Melhora da coordenação motora;
  • Maior mobilidade das articulações;
  • Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
  • Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;
  • Fortalecimento dos órgãos internos;
  • Aumento da concentração;
  • Trabalha a respiração;
  • Promove relaxamento.